Foto; Getty Images

O Brasileirão 2020 marca o primeiro rebaixamento de dois clubes cariocas da elite nacional na mesma temporada. O Botafogo foi rebaixado com quatro rodadas de antecedência, enquanto o Vasco chegou à última rodada precisando vencer e reverter saldo de 12 gols para escapar.

O Alvinegro carioca se despediu perdendo por 2 a 1 para o Ceará. Foi a 21ª derrota da equipe no torneio – com 21 revezes, Botafogo e Coritiba foram os times que mais perderam neste Brasilerão. Já o Gigante da Colina venceu o Goiás por 3 a 2. O Fluminense até ajudou, batendo o Fortaleza por 2 a 0. Mas o Vasco ainda ficou devendo nove gols para escapar.

É a primeira vez que o futebol carioca tem dois rebaixamentos em uma só temporada do Campeonato Brasileiro.

Anúncio

As primeiras quedas cariocas foram do Fluminense, em 1997 para a 2° divisão e no ano seguinte para a Série C.

Em 2002, a primeira queda do Botafogo. Em 2008, o primeiro descenso do Vasco.

Entre 2013 e 2015, Vasco e Botafogo se alteraram entre Série A e Série B. O time de São Januário caiu em 2013, o Glorioso em 14 e no seguinte, novamente os vascaínos voltaram a ser rebaixados.

Cinco temporadas depois, Botafogo e Vasco dão as mãos e vão juntos para Segundona e desfalcam o futebol carioca na Série A Nacional. Pela primeira vez, o Brasileirão terá apenas dois cariocas – Flamengo e Fluminense.

A Série B 2021 terá ainda outros campeões brasileiros, como Cruzeiro e Coritiba e Guarani, e adversários tradicionais, como Goiás, Vitória, Ponte Preta, Avaí, etc.

O futebol carioca soma agora – contando apenas os quatro grandes – nove rebaixamentos: quatro do Vasco, três do Botafogo e dois do Fluminense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui