E nesse sábado no quadro Super Atleta da Região, vamos contar a história e todas as conquistas de um dos maiores atletas de Campos em atividade, estamos falando de Rômulo Santos, atleta multicampeão de Triathlon e Maratonas Aquáticas.

Rômulo está com 30 anos e além de atleta é Bombeiro Militar, é professor numa escolinha de Triathlon com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Campos, tem a sua própria Assessoria Esportiva, atendendo atletas do país inteiro em sua equipe e tem também um canal no Youtube em parceria com a Outside Store, onde fala sobre triathlon, natação, dicas e muito mais, além de ser casado e pai de uma menina… Haja disposição pra fazer tanta coisa não é mesmo?

Confiram a entrevista que fizemos com ele falando sobre o início da carreira, conquistas marcantes, curiosidades da carreira e muito mais…

Quando e como começou a competir?

“Em 1999( aos 10 anos) experimentei o triathlon pela primeira vez em um evento no Yacht Club Lagoa de Cima. Na época fui a única criança a completar a prova, tendo meu pai ao meu lado me acompanhando na etapa de corrida para que eu não desistisse. Naquele dia eu sabia que um dia iria voltar a fazer isso”.

E ele completou falando do início da carreira no Triathlon…

“Anos depois, por volta de 2004 e 2005 passei a disputar com assiduidade as maratonas aquáticas em águas abertas e em 2007 fui convidado para um Aquathlon( natação + corrida) no RJ. Em 2008, representando o Fluminense fui amadurecendo a ideia de largar de vez as piscinas para me dedicar totalmente às maratonas aquáticas e multsports. Permaneci nadando e correndo até 2009 e no fim daquele ano adquiri minha primeira bike, iniciando finalmente os treinos de ciclismo e o triathlon.”

Como atleta Rômulo coleciona diversas medalhas e conquistas como o Vice Campeonato Mundial de Aquathlon em 2017, Medalha de Bronze no Campeonato Mundial de Triathlon em 2016, além de 7 títulos brasileiros de Aquathlon, terceiro lugar no Pan Americano de Triathlon em 2013, participação em 3 Copas Continentais de Triathlon – Elite e muito mais.

E Rômulo falou qual conquista que marcou a sua vida…

” Com toda certeza o Mundial 2016 no México, quando conquistei a medalha de Bronze”.

Quando falou desse momento especial, Rômulo relembrou todos os momentos de sua vida até chegar a essa medalha de Bronze, após ter batido na trave tantas vezes em outros mundiais de Triathlon e Aquathlon e como era difícil conseguir apoio para viajar, fazendo vaquinhas com amigos e revelou uma história curiosa que aconteceu após a conquista do tão sonhado pódio.

“Nesse mundial de 2016 a organização colocou a premiação da prova para dois dias depois, antes era no mesmo dia, e meu voo para o Brasil estava marcado para o dia seguinte da prova e a passagem não tinha reembolso, e por isso eu iria perder a premiação, então fizemos uma campanha na internet e com a ajuda de alunos e amigos conseguimos arrecadar um dinheiro para eu comprar outra passagem e poder participar da cerimônia de premiação”, revelou Rômulo.

Rômulo hoje tem uma carreira consolidada pelas suas conquistas mas é sempre muito importante falar quem apoia os atletas como ele. Hoje ele é patrocinado pelo Laboratório Plinio Bacelar, Unopar e Ultramed Diagnósticos e tem o apoio de Osteoclinic, Biodiversi, Academia Nova Estação, Feito em Casa, Izael Bike e Torksport.

Ele revelou que ainda tem uma carreira longa pela frente e que pretende migrar para provas de longa distância e buscar a classificação para o grande Iron Man Havai, que é a grande final do Iron Man mundial.

Por fim Rômulo ainda falou que quando era criança se espelhava em alguns atletas como Laura Crespo, Raphael Thuin, Gustavo Borges, Luiz Lima entre outros e deixou um agradecimento especial.

“Queria agradecer mais uma vez meus pais, pois sem o “paitrocinio ” inicial, ninguém se torna atleta! Agradecer a todas as empresas citadas que me acompanham há vários anos, como por exemplo o Plínio Bacelar ( 10 anos).
Agradecer a todas as pessoas que em algum momento me ajudaram, professor Julio Arenari, ao Luiz Carlos Chicri ( Chicri Sports), que foi meu primeiro apoiador!”

E um agradecimento especial para sua família e amigos…

“Agradecer minha esposa e filha que embarcam comigo em toda essa rotina! E agradecer a todas as pessoas e amigos que sempre ajudaram nas vaquinhas, rifas, entre outras campanhas as quais tive que recorrer em diversas oportunidades para me manter no esporte.”

E essa foi mais uma edição do Super Atletas da Região, agradecemos ao Rômulo Santos pela atenção ao nos atender e desejamos muito sucesso em sua carreira.

Ficha Completa
Rômulo Santos
30 anos
Modalidade: Triathlon e Maratonas Aquáticas

Conquistas

  • Vice Campeão Mundial de Aquathlon 2017( 25/29 anos) – Penticton / Canadá
  • Bronze Campeonato Mundial de Triathlon 2016 ( 25/ 29 anos) – Cozumel / México
  • 7 titulos brasileiros de Aquathlon
  • 3° Lugar ( 20/24) Pan Americano de Triathlon 2013 – Vila Velha / ES
  • Participação em 3 Copas Continentais de Triathlon – Elite
  • 5 x Top 10 Mundial de Aquathlon ( Australia, Hungria, China, EUA, Mexico)
  • 6° Lugar( 20/24) Mundial de Triathlon ( China – 2011)
  • Bi Campeao Senior Travessia dos Fortes ( Copacabana/ Leme) 2009/2010

Por: Marcelo Pereira

13 COMENTÁRIOS

  1. 168811 2382You would endure heaps of different advised organized excursions with various chauffeur driven car experts. Some sort of cope previous attributes and a normally requires a to obtain travel within expense centre, and even checking out the upstate New York. ??????? 725743

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui