Novamente, um imbróglio nos tribunais trava a Segundona do Campeonato Estadual. A decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) em indeferir a denúncia do Americano relacionada a uma suposta escalação de um atleta em situação irregular pelo Friburguense, não define quais serão os próximos passos da Taça Santos Dumont.

Ao passo que em sessão encerrada na noite desta quarta-feira (30) a corte decidiu por unanimidade pela absolvição do clube de Nova Friburgo, o resultado não acarretou em atualização de tabela nem do chaveamento das semifinais deste 1º turno de Série A2.

Isso porquê cabe recurso e o Alvinegro de Campos já confirmou por meio de assessoria que vai levar o caso ao Pleno do TJD-RJ, ação que deve ser tomada já nesta quinta-feira (1º).

Entenda o caso

No último dia 23, o Americano ingressou com duas medidas judiciais no TJD-RJ, ambas motivadas pela conclusão de que o Friburguense estaria utilizando um jogador de forma irregular na competição.

Primeiro, foi encaminhada uma notícia de infração ao procurador André Valentim, dando conta de suposta escalação irregular do atacante João Manoel Farias Silva, que participou das cinco rodadas da fase de grupos, sempre saindo do banco de reservas.

De acordo com a denúncia, João Manoel foi a campo em dois destes compromissos sem que constasse no Boletim Informativo de Registro de Atletas (Bira) – prerrogativa para se obter tenha condições de jogo.

No Bira, o contrato aparece como gerado em 22 de junho (após disputadas as primeiras quatro rodadas), mas com a seguinte observação feita pela Ferj: “Erro no sistema. Atleta publicado e gerado em 02/06/2021.”

João Manoel em ação pelo Gonçalense, na Copa Rio 2015. Natural de Itabuna (Bahia), o atacante despontou no futebol do Rio de Janeiro naquele ano, quando as 24 anos, marcou cinco gols na campanha em que o time de São Gonçalo foi semifinalista da Copa Rio, mais quatro gols na 5ª melhor campanha da Segundona da mesma temporada. Foto: Gabriel Farias.

A Série A2 começou no dia 5 de junho. O que portanto, daria condições de estreia ao atleta, já que segundo o regulamento, para isso é necessário constar no Bira sem pendências, até o último dia útil que anteceder a partida.

O Americano alega que o apoiador não constava no Bira nos embates dos dias 16 e 19, quando o Frizão venceu justamente o time campista e posteriormente o Duque de Caxias.

Então, como segunda iniciativa neste caso, o Alvinegro encaminhou uma medida cautelar à presidente do TJD-RJ, Renata Mansur, solicitando que não fossem computados os pontos conquistados pelo Friburguense nestas datas, enquanto a situação não fosse analisada pelo tribunal.

O pedido foi acatado às vésperas da 5ª rodada, pautado na apresentação por parte do clube campista de documentos dando conta de que supostamente o Friburguense teria infringido o Regulamento Geral das Competições.

Assim como nos desafios anteriores, o treinador Cadão acionou o atacante, pivô deste imbróglio, também no duelo contra o Artsul, no último sábado (26). E novamente repetindo o roteiro de todo o 1º turno, João Manoel não balançou as redes.

+Friburguense aponta erro da Ferj em caso denunciado pelo Americano

Com seis pontos suspensos, a equipe friburguense, que havia se garantido de forma antecipada na briga pelo título da Santos Dumont, se viu fora da zona de classificação. Vaga essa que acabou herdada pelo Americano, após vitória na última rodada.

Com a pontuação do Friburguense e consequentemente a definição das semifinais sub júdice, o chaveamento segue indefinido. Os finalistas serão conhecidos em confrontos únicos.

Único cruzamento já selado, Artsul x Maricá, que inicialmente seria no sábado (3), já aparece na tabela da Ferj com a data da segunda-feira, dia 5. Além do mando de campo, o Artsul joga com a vantagem do empate, por ter feito a melhor campanha do grupo A.

Enquanto isso o Audax – classificado em 1º no Grupo B – aguarda todo o desenrolar para conhecer o seu adversário. Seja ele Americano ou Friburguense, terá que ganhar fora de casa para avançar.

Tabela, classificação, placar em tempo real e tapetões à parte, você acompanha aqui no Nosso Esporte RJ.

13 COMENTÁRIOS

  1. Hey there! I know this is sort of off-topic but I needed to ask.
    Does operating a well-established website such as yours require a large amount of work?
    I’m completely new to writing a blog but I do write in my diary
    daily. I’d like to start a blog so I can easily share my experience and
    feelings online. Please let me know if you have any kind of recommendations
    or tips for brand new aspiring blog owners. Thankyou!

  2. Simply want to say your article is as astonishing.
    The clarity in your post is just excellent and i can assume you are an expert on this subject.
    Well with your permission allow me to grab your RSS feed
    to keep up to date with forthcoming post. Thanks a million and please carry on the gratifying work.

  3. I’m amazed, I must say. Seldom do I encounter a blog that’s both equally
    educative and amusing, and let me tell you, you’ve hit the
    nail on the head. The problem is something not enough people are speaking
    intelligently about. I am very happy that I came across
    this during my hunt for something regarding this.
    ps4 games https://bitly.com/3nkdKIi ps4 games

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui