Foto: Pamella Tomich/GDV

O Módulo 2 do Campeonato Mineiro teve a sua abertura no último final de semana. Seis jogos inauguraram a competição, com resultado positivo para dois profissionais conhecidos no futebol campista.

Gláucio Abreu é o preparador de goleiros e Raphael Cabral o auxiliar técnico, do Esporte Clube Democrata, de Governador Valadares, que estreou com vitória por 1 a 0 para cima do Aymorés.

Aos 36 anos, Glaucinho chega ao Democrata-GV para o seu quarto trabalho como treinador de goleiros. Antes, atuou na mesma função em diferentes período, por Americano, Campos e Goytacaz.

– Nosso trabalho está caminhando da melhor forma possível. Temos um ótimo grupo de jogadores e uma comissão muito capacitada. Um ambiente excelente. Trabalhamos com quatro goleiros muito bons, dois mais experientes e dois jovens bem promissores – pontuou.

Glaucinho junto do goleiro titular Murilo Prates (à esquerda) e o reserva e Lucão (à direita) do Democrata no Módulo 2.

“Estreamos com vitória e sem levar gols, e a perspectiva é extremamente positiva, tanto para o próximo jogo, quanto para a sequência na competição”, enfatizou o ex-goleiro.

Treinamento de goleiros comandando por Glaucinho no Democrata-GV.

Raphael Cabral também soma passagens pelos três clubes campistas, mas em diferentes de funções. Foi supervisor de futebol no Campos, e analista de desempenho em Goyta e Cano.

Ele retorna ao Democrata após passagem em 2020 também na parte de análise de desempenho, para atuar pela primeira vez efetivamente na função de auxiliar técnico.

– Em 2020, compus a comissão do Paulo Schardong e acumulei as funções de analista e auxiliar. Foi quando comecei a ir para o campo, atuar no dia a dia, participar dos treinos. Até que esse ano veio o convite para retornar, desta vez como auxiliar técnico efetivo. Está sendo uma transição bem natural. É um treinador que confia no meu trabalho e me deixa à vontade para que juntos possamos construir nosso jogo – comentou.

Raphael Cabral ao lado do treinador do Democrata-GV, Paulo Schardong. Foto: Pamella Tomich/DGV

“Representamos um clube forte, de uma torcida apaixonada. E vamos em busca do tão sonhado acesso”, concluiu.

Glaucinho e Cabral somam cinco acessos em suas trajetórias no futebol. Juntos, no Democrata-GV eles tem a missão de conquistar mais um.

Já neste sábado, às 15h, tem o segundo desafio, em partida fora de casa, contra o Villa Nova Atlético Clube.

Carreiras

Gláucio é cria das divisões de base do Goytacaz, por onde iniciou sua carreira como goleiro profissional, em 2006. Após se destacar no Alvianil, seguiu para o futebol de Santa Catarina, por onde defendeu o Brusque. Em seguida, retornou ao Rio de Janeiro, para vestir a camisa da Portuguesa.

Disputou a Série A em 2008 pelo Cardoso Moreira e ano seguinte foi atuar pelo São João da Barra, então estreante no futebol profissional. Por lá, conquistou o acesso da 3ª à 2ª divisão. Ficou no time sanjoanense até 2011, depois passou por Serra Macaense e São Gonçalo..

Em 2015, aos 30 anos, encerrou precocemente a trajetória debaixo da meta. Já um ano depois, recebeu o convite do Americano para trabalhar como preparador de goleiros da categoria Sub-20 e auxiliar no profissional. Também nesta função, chegou a passar pelo Goyta na mesma temporada, na disputa da Copa Rio

Em 2017, chegou ao Campos para integrar a comissão técnica na Série C e subiu com o Roxinho para a B2. Até que no ano seguinte, uma nova missão: voltar a jogar. No gol, foi campeão do 1º turno defendendo pênalti na decisão, e vice campeão geral, alcançando mais um acesso e levando o clube à de volta Segunda Divisão, então Série B1.

Voltou a vestir a camisa do Goytacaz em 2019, na Seletiva de Série A e posteriormente Segundona Estadual. Jogou ainda pelo Estrela do Norte (ES) em 2020. A partir de 2021, se considera definitivamente ex-goleiro e focado na trajetória como preparador de goleiros.

No Democrata-GV, Glaucinho busca o seu quarto acesso em sua trajetória pelo futebol. Foto: Pâmella Tomich/DGV

Já Cabral ingressou no futebol em 2015, quando o Campos Atlético Associação voltou ao esporte profissional, em parceria com a Associação Atlética Carapebus. Integrou o departamento de futebol nas campanhas que culminaram nos dois acessos consecutivos, da 3ª divisão até a Seletiva da Série A.

“Em 2017, quando estávamos na Seletiva, o Rafael Soriano (treinador) enxergou que eu tinha uma boa visão de futebol e me indicou os cursos de análise de desempenho, função que vinha em uma crescente. Daí fui pesquisar e comecei a me especializar”, contou.

Com seu primeiro curso de análise de desempenho em andamento, Cabral foi convidado por Rafael Soriano para realizar o trabalho na Desportiva Ferroviária (ES), ainda em 2017. Em 2018, migraram juntos ao Espírito Santo FC, participando de competições estaduais e Série D de Campeonato Brasileiro.

Raphael Cabral foi analista de desempenho do Boa Esporte no Campeonato Mineiro e Copa do Brasil em 2019. Foto: Reprodução.

Em 2019, fez parte da comissão técnica do Goytacaz na Seletiva e em seguida foi trabalhar no futebol da Indonésia.

Retornou ao Brasil para integrar a comissão do Boa Esporte, na 1° divisão do Campeonato Mineiro e Copa do Brasil.

No ano seguinte, teve sua primeira passagem no Democrata, pelo Módulo 2 do Estadual.

Posteriormente, foi convidado para ser o primeiro analista de desempenho do Americano, na fase preliminar de 2021.

Raphael Cabral foi o primeiro analista de desempenho do Americano. Ele esteve com o clube na Gávea, na vitória por 3 a 2 para cima do Sub-20 do Flamengo, em preparação para a Série A2. Foto: Reprodução.

“A análise de desempenho além de estudar técnica e tática, tem a sorte prática, indo para o campo. Há uma sinergia entre esses dois processos”, avaliou.

  • Comecei a desenvolver isso no Democrata em 2020, depois na base do Americano, no intervalo entre fim de Seletiva e preparação para a Série A2.
Em 2021, Cabral encara um novo desafio na carreira: sua primeira oportunidade como auxiliar técnico. A missão é buscar, no Democrata-GV, mais um acesso. Foto: Pâmella Tomich/GDV

– Nesse período pude absorver metodologias diferentes e desenvolver mais conhecimento, como por exemplo, formas para se gerir um elenco, fator de suma importância. Afinal, apenas 11 iniciam, cinco podem entrar durante a partida. Mas temos que manter todos motivados a buscarem seu espaço – analisou.

“Posso dizer que hoje estou praticando o que aprendi nesse curto período de futebol. Procuro repassar essa breve experiência aos atletas, alinhada ao pensamento de jogo do professor, que já conheço há um ano. Assim, vamos em busca do acesso”, finalizou.

21 COMENTÁRIOS

  1. I’ve been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s pretty worth enough for me. In my view, if all webmasters and bloggers made good content as you
    did, the internet will be much more useful than ever before.

  2. With havin so much content do you ever run into any issues of
    plagorism or copyright violation? My site has a lot
    of unique content I’ve either authored myself or outsourced but it looks like a lot of it is popping it up
    all over the web without my agreement. Do you know any methods to help stop content from being stolen? I’d really appreciate it.

  3. Simply desire to say your article is as astonishing.

    The clearness on your put up is simply excellent and i can assume you’re an expert on this
    subject. Fine along with your permission let
    me to clutch your feed to stay updated with imminent post.
    Thank you one million and please continue the gratifying work.

  4. My brother suggested I may like this blog. He used to
    be totally right. This put up actually made my day.
    You cann’t believe simply how a lot time I had spent for this information! Thank you!

  5. I’ve been exploring for a little for any high-quality articles
    or weblog posts on this sort of house . Exploring in Yahoo I finally stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m satisfied to show that I’ve a very good uncanny feeling I came upon just what I needed.
    I so much unquestionably will make certain to don?t overlook this web site and give it a glance
    on a continuing basis. scoliosis surgery https://coub.com/stories/962966-scoliosis-surgery scoliosis surgery

  6. Admiring the hard work you put into your website and in depth information you present.
    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old
    rehashed material. Wonderful read! I’ve saved your
    site and I’m including your RSS feeds to my
    Google account. ps4 games https://j.mp/3z5HwTp ps4 games

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui