Foto: Reprodução/SEB

A Sociedade Esportiva Búzios e o Esporte Clube Paduano estão na Série B2 Estadual. Os clubes conquistaram o acesso na tarde deste domingo (29), após passarem pelas semifinais da Série C.

Eles disputam o título da competição em confronto único no próximo domingo (5), às 15h, em local a ser definido. Depois de decidirem a Taça da Série C, Búzios e Paduano iniciam a preparação para a estreia na B2, marcada para setembro.

Da última vaga no mata mata ao acesso

O Búzios se classificou às semifinais no 4° lugar – última vaga para o mata mata. No cruzamento, teve que encarar o Belford Roxo, dono da melhor campanha geral, e que por isso entrou no confronto com a vantagem do empate na soma dos resultados e podendo mandar o segundo jogo em casa.

Já na ida, disputada no último dia 22, o Mangue começou a reverter o quadro. Kenny e Aranha marcaram os gols da vitória por 2 a 1, no Correão. Na volta, bastaria um empate fora de casa.

Ao Tricolor Belforroxense, qualquer vitória por um gol de diferença era suficiente. E ela acontecia na tarde deste domingo (29), no estádio Nélio Gomes, até os minutos finais de partida:

Aos 25′ da primeira etapa, o time da Região dos Lagos abriu o placar do embate de volta. O capitão Biel aproveitou a sobra após falta cobrada por Aranha e fez 1 a 0.

Vídeo: TV Alerj

A equipe mandante precisava virar o jogo. E virou, com Allan Barreto (13’/2ºT) e Ina (33’/2ºT). Entre empate e virada, ainda teve a expulsão de Luquinha. Era administrar o resultado jogando com um a mais, sob seus domínios, e subir.

Mas, ainda tinha história para acontecer. Camisa 5, volante de contensão, Biel voltou a aparecer no ataque e sofreu pênalti, aos 43 minutos do segundo tempo.

Bicudo, que saiu do banco e entrou no decorrer da decisão, assumiu a responsabilidade e foi para a bola. Gol do acesso. Empate em 2 a 2 na ida, 4×3 no agregado, e o Búzios está na Série B2.

Vídeo: TV Alerj

“Sempre fui um dos principais batedores de pênalti do time. Ali, eu e o Dioguinho conversamos e ele me deu a bola, dizendo que que era o meu dia. E ao decorrer da semana, todos falavam que eu ia fazer o gol do acesso. Então, peguei a bola e falei que era comigo. E graças a Deus, aconteceu”, contou o atacante.

Perda da liderança, retomada e acesso

O Paduano liderou a Série C por boa parte da fase de grupos. Acabou perdendo a 1ª colocação na reta final, depois de ser derrotado pelo próprio Búzios, e empatar com o Independente. Conseguiu engrenar nos últimos jogos e avançou às semifinais em 2º, com a mesma pontuação do seu adversário, o Império Serrano (3º colocado).

Pelo saldo de gols, o Trovão Azul terminou na frente e foi para o mata mata com as vantagens do empate na soma dos resultados e optar pelo mando de campo na ida ou volta.

A primeira partida ficou para Conselheiro Galvão, casa do Império. Mas foi o Paduano quem dominou. Anderson Domingues fez o único gol do 1º jogo, garantindo a vitória dos visitantes, no último dia 23.

Na volta, em Moça Bonita, a equipe paduana poderia até ser derrotada por um gol de diferença, que ficava com a vaga na B2. E o Reizinho de Madureira foi para cima, em busca da virada.

Denilson marcou logo no início do primeiro tempo: Paduano 0x1 Império Serrano. Vídeo: AMS TV

Faltava um gol para o time verde e branco. A vitória por 1 a 0 não adiantava. Aos 49′ da etapa final, o experiente goleiro Leo Flores foi para a área. Com cinco minutos de acréscimo, seria fatalmente a última chance. E foi de fato a última oportunidade do time visitante, mas não o último lance do jogo.

Um dos melhores em campo na ida, Jobinho foi coroado na volta, com o gol que cravou com o acesso. Santos arrancou em contra ataque fulminante, Jobinho acompanhou e recebeu livre para marcar. Paduano 1 x 1 Império Serrano. Vaga na B2 sacramentada.

Vídeo: AMS TV

“Levamos o gol no início e o jogo ficou aberto. Mas soubemos lidar e suportar a pressão. Sabíamos que seria um confronto bem difícil. E no final, Deus e o Santos (risos) puderam me abençoar com o gol do acesso.”

– Alcançamos o objetivo maior traçado por todos nós desde que chegamos. Uma conquista que sonhamos tanto para o clube quanto para a nossa carreira. Agora, vamos em busca do título – concluiu o autor do gol decisivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui