Presidente da FERJ, Rubens Lopes durante coletiva de imprensa (Foto: Úrsula Nery)

O Campeonato Carioca já terminou e com o Flamengo campeão. Mas a partir da última quarta-feira (05 de agosto), com a conquista do Campeonato Pernambucano pelo Salgueiro, ele tornou-se o único estadual em que nenhum time foi campeão vindo de fora do Rio de Janeiro.

Até esta semana, o Pernambucano dividia esta estatística com o Rio. A conquista do Carcará quebrou o domínio completo de times de Recife no estadual, que vinha desde 1915, destacado especialmente pelo trio Sport, Náutico e Santa Cruz, este o vice-campeão de 2020.

No Campeonato Carioca, oito equipes (Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense,America, Bangu, São Cristóvão e Paysandu) foram campeões, todos sendo da capital (antes Distrito Federal e Guanabara). O primeiro time de fora do Rio a decidir um estadual foi o Americano, de Campos, em 2002, perdendo a final para o Fluminense. As equipes do interior entraram na competição no final dos anos 70, com a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e Guanabara.

Desde então, apenas em 2005 outro time do interior, o Volta Redonda, foi finalista, caindo para o mesmo Flu. A hegemonia dos times da Capital no Campeonato Carioca segue viva e será a única dentre todos os estaduais a partir de agora.

Primeiros clubes do interior em outros estados

O primeiro campeão vindo de fora de uma capital em termos estaduais foi o Brasil de Pelotas, campeão gaúcho em 1919. Antes, o Parnahyba havia vencido o Piauiense em 1916, mas este fora disputado em duas ligas regionais, das quais venceu uma.

Antes da conquista do Salgueiro, Roraima e Pará tinham sido o últimos campeonatos estaduais a terem um primeiro campeão de fora da capital, ambos em 2011, com o Real (de São Luiz do Anauá) e o Independente (Tucuruí).

Retirado de: Globo Esporte

8 COMENTÁRIOS

  1. Eu sugiro que vocês façam uma avaliação mais detalhada sobre os campeões estaduais do Rio de Janeiro,em 1º lugar o Campeonato Carioca originalmente só jogava com times do antigo Distrito Federal e do extinto Estado da Guanabara até 1975, com excessão do Rio Cricket e do Canto do Rio da cidade de Niterói foram os únicos “intrusos” no Carioca.
    2º . Em 1915 é iniciado o Campeonato Fluminense de futebol criado pela Liga Sportiva de futebol tendo o 1º campeão estadual o Ararigbóia de Niterói
    3º O Goytacaz é o último Campeão fluminense da gestão da FERJ ja que viera da fusão com FCF e da FFD.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui