Foto: Caê Rangel/AFC

Americano e América se enfrentam às 15h desta quarta-feira (15) pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Rio. A primeira parte do confronto acontece no estádio Antônio Ferreira de Medeiros, em Cardoso Moreira.

O encontro, conhecido como clássico Tio Sam, marca o duelo entre duas das camisas mais pesadas do futebol do Rio de Janeiro, e põe frente a frente os artilheiros do torneio estadual. Di Maria, com seis gols, é o principal goleador da competição, seguido por Jones Carioca, com quatro tentos marcados.

Di Maria (à esquerda) fez seis gols pelo Americano na Copa Rio. Jones (à direita) marcou quatro tentos. Foto: Caê Rangel/Americano; Vinicius Lima/América.

Além da tradição, a rivalidade tem sido alimentada em anos recentes, por encontros recorrentes na fase preliminar da Série A Estadual, na final da Segundona em 2018 e na primeira edição da Série A2.

Pela final da 2ª divisão de 2018, as equipes se enfrentaram no Engenhão, em partida única. Deu Mecão, vitória por 1 a 0. Mas o Cano deu o troco logo no primeiro jogo da Seletiva da Série A 2019. O time campista devolveu o 1 a 0 na estreia e foi além, ficando com uma das vagas na elite e deixando o Sangue para trás.

Na temporada seguinte, os clubes voltaram a se cruzar pela 1ª fase da Série A. Deu empate sem gols e posteriormente os dois ficaram pelo caminho.

Em 2021, dois novos confrontos pelo torneio classificatório para o grupo principal do Estadual (em sua última edição): 3×0 para o Americano e 3×1 para o América.

Ambos não subiram e disputaram neste mesmo ano, a Série A2. Pela Taça Corcovado (2º turno), o Rubro bateu o Alvinegro por a 1 0, justamente no Ferreirão, palco do embate desta quarta-feira pela Copa Rio.

Copa Rio vai conhecer dois semifinalistas nesta semana

A volta será na próxima quarta-feira (22), no Giulite Coutinho. Quem avançar, fica entre os quatro que seguem na briga pelo título.

O Glorioso foi campeão da Copa Rio em 2018, enquanto a agremiação carioca busca a sua primeira conquista. Eles chegam às quartas de final após eliminarem Carapebus e Boavista, 7 de Abril e Friburguense, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui